domingo, 25 de setembro de 2011

Remodelação da UTE 2295

À semelhança do que já aconteceu com duas unidades UDD da série 0450, a UTE 2295 está a ser remodelada. Escrevo remodelada porque se trata de uma operação de substituição dos bancos e pouco mais. Fontes geralmente mal informadas garantem que além da 2295 há mais duas UTE's em fase de remodelação. As mesmas fontes veicularam ainda que estas unidades se destinam aos serviços intercidades da Beira-Baixa.
Pois ... mas tem alguma lógica. Os comboios que fazem o serviço entre Lisboa e Covilhã, raramente ultrapassam os 120 km/h, sendo a sua velocidade muito reduzida no troço compreendido entre a estação das Mouriscas (bifurcação para o Ramal do Pego) e a estação de Rodão. Consequência do mau estado da via, em alguns locais a velocidade não ultrapassa os 30 km/h, o que provoca alguns atrasos na circulação.
Sendo assim, de que adianta ter locomotivas que podem andar a 200 km/h a fazer serviços que não necessitam de tais velocidades?
Pois ... as mesmas fontes garantem também que a operação do serviço com as UTE's é mais económica, visto que dispensa as manobras na Covilhã. Mas do ponto de vista do Cliente, será um retrocesso, visto que os comboios de carruagem são sempre identificados como sendo mais confortáveis que estas automotoras.
Veremos ... uma coisa é certa: os vidros sujos e envelhecidos de algumas carruagens Sorefame já faziam com que algumas pessoas reclamassem ... afinal quem viaja na linha da Beira-Baixa quer desfrutar das suas belas paisagens e monumentos, como as Portas de Rodão ou o Castelo de Almourol.

As fotos que aqui se apresentam, foram-me enviadas por e-mail, mas a sua proveniência é muito provavelmente o facebook.









Sem comentários:

Enviar um comentário