domingo, 27 de janeiro de 2013

Colisão em Alfarelos (Granja do Ulmeiro) III


Relatório preliminar - factos: No dia 21 de Janeiro de 2013 cerca das 21h11 o comboio regional nº 4523, constituído pelas UTE's 2257 e 2294, ultrapassou o sinal S1 da estação de Alfarelos na posição de fechado, em cerca de 200 metros. Quando se encontrava parado a aguardar instruções do CCO de Lisboa, embateu na sua retaguarda o comboio intercidades nº 529. 

Relatório preliminar - factos apurados: o sinal de cantonamento permissivo que antecede o sinal S1 estava amarelo fixo; o sinal S1 estava na posição de fechado, tendo sido ultrapassado pelo comboio regional em 269 metros; o maquinista deste comboio contactou o CCO de Lisboa e ficou a aguardar instruções; o comboio intercidades ultrapassou o sinal de cantonamento permissivo que antecede o sinal S1 com amarelo fixo; o sinal S1 estava na posição de fechado, tendo também sido indevidamente ultrapassado pelo comboio intercidades.

O relatório conclui que existiu falta de aderência entre os rodados dos comboios e o carril. Conclui também que não houve erro humano.

O relatório preliminar pode ser consultado no site do IMTT ou da REFER.

Nota 1: este blog não representa qualquer organização, empresa ou tendência ferroviária. É apenas e só um espaço de opinião.
Nota 2: as fotos que ilustram este artigo estão identificadas com o nome do autor e quando aplicável, com a referência onde foram encontradas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário